ENTRE EM CONTATO
Renata Queiroz

Renata Queiroz

11 Out 2023 | Há 6 meses

Você sabe o que é Phishing?

o dia 15 de Setembro de 2022, um hacker de apenas 18 anos de idade, teria assumido o controle de diversos sistemas da empresa, incluindo o Slack, AWS, Google Workspace, HackerOne, além de dados financeiros internos, despesas e mais. É possível que dados de usuários e motoristas tenha sido expostos!

De acordo com as informações, o invasor teria ludibriado um funcionário usando técnicas de phishing via mensagens de texto, e então conseguiu acesso à uma VPN da Uber.O termo "phishing" remete a palavra "fishing", que significa pescar em inglês. A analogia da palavra remete a um pescador jogando um anzol com isca e esperando que a vítima a"morda". Em resumo, a prática consiste no envio de comunicações fraudulentas que parecem vir de uma fonte confiável. O golpe geralmente é aplicado por e-mail, mas também pode surgir de um link ou uma mensagem SMS (assim como no caso na UBER).

O objetivo é roubar dados confidenciais, como número e senha de cartão de crédito e informações de login, ou instalar malwares (softwares maliciosos) no dispositivo da vítima.

Este é um tipo comum de ataque cibamético, por isso é importante saber o que é phishing e como se proteger dele.

Como se proteger desse golpe?

Não clique em links de e-mail de fontes desconhecida:

Não forneça informações pessoais por e-mail a desconhecidos;

Tomar cuidado com os redirecionamentos de URL, em que você é sutilmente enviado a um site diferente, mas com design idêntico;

Se você receber um e-mail de uma fonte que conhece, mas parece suspeito, entre em contato com essa pessoa para confirmar a veracidade do assunto;

Sempre verifique a ortografia dos URLs nos links de e-mail antes de clicar ou inserir informações confidenciais.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!